Emagreça comendo de tudo



 

     Existem milhares de dietas que prometem o corpo dos sonhos em poucos dias. Claro que essas dietas malucas vão te fazer emagrecer, mas será impossível de manter. Aí fica aquele efeito sanfona maravilhoso, né? Então, aprenda a comer direito fazendo a reeducação alimentar. Entenda que o corpo precisa de proteínas, vitaminas, minerais, etc. Mas não precisa comer apenas coisas saudáveis, afinal somos seres humanos e sentimos vontade de comer uma porcaria de vez em quando.

     Quando pensamos em emagrecer, logo nos lembramos de dieta, sacrifício e restrição alimentar. Mas a boa notícia é que dá para emagrecer sem dieta, sem sofrimento e de forma duradoura. “A principal coisa que se deve aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada”, explica a nutricionista Minália Fabiana de Paulo.

     As dietas milagrosas são tão tentadoras, quanto perigosas, pois restringem algum tipo de nutriente importante ou fazem com que você apenas perca líquido. Sem contar com o efeito sanfona (emagrece-engorda), deixando a pele flácida com estrias e celulites.  “O carboidrato, nutriente mais excluído quando se pensa em dieta, é a única fonte de energia para o cérebro, além de ser o responsável por nos saciar, evitando com que se coma mais. Já a proteína em excesso, o nutriente que mais se consome quando se exclui o carboidrato, também pode ser prejudicial em muita quantidade, pois sobrecarrega os rins. Cortar totalmente a gordura também não é uma boa saída, com isso você aumenta o consumo de carboidratos que em excesso também se deposita no organismo em forma de gordura”.

     O objetivo do tratamento na reeducação alimentar é unir aspectos emocionais, nutricionais e a atividade física. Esse processo envolve conscientização, aprendizado, muita disciplina e persistência. O ideal é consultar uma nutricionista que irá passar recomendações e montar um cardápio especifico para cada pessoa, levando em consideração o estilo de vida e outras informações pessoais.  Por isso, liga para a Minália e  marca uma consulta, ela vai fazer um cardápio para você emagrecer sem passar fome ;)

Entenda a importância dos alimentos

     É muito importante ter uma dieta balanceada, constituída por proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídeos, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento das células. O organismo consegue produzir grande parte das substâncias de que necessita a partir da transformação química dos nutrientes ingeridos com a alimentação. Mas existem outras substâncias nutritivas que não são produzidas pelo organismo, sendo necessário obtê-las prontas no alimento. Essas substâncias constituem a estrutura do corpo e são chamadas de nutrientes essenciais e, além das vitaminas, podemos citar alguns aminoácidos que o corpo não consegue produzir, como isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina, chamados de aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais devem ser obtidos em alimentos ricos em proteínas, como carne, leite, queijos e outros alimentos de origem animal. Lembrando sempre que o consumo em excesso de produtos de origem animal podem causar alguns prejuízos ao organismo.

     As vitaminas são substâncias consideradas como nutrientes essenciais, são substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que influenciam muito no bom funcionamento do organismo. Os sais minerais são nutrientes de extrema importância para o bom funcionamento do organismo de todos os seres vivos e a falta de alguns deste pode prejudicar o metabolismo. A água não é um nutriente, mas é fundamental para a vida, além de ingestão na forma líquida, há também a água ingerida dos alimentos, já que a maioria dos alimentos possuem água na composição. Outros nutrientes muito importantes são os carboidratos, também chamados de glicídios, e os lipídeos. Esses nutrientes têm a função de fornecer energia para as células e, por isso, podem ser chamados de nutrientes energéticos.

     Entenderam agora como é importante se alimentar corretamente? Não é apenas querer o corpo perfeito, mas deve ser levado em conta a questão da saúde também. É preciso pensar em alimentação saudável como um benefício a longo prazo, pois a mudança também trará frutos no combate de doenças e problemas gerados pela má alimentação.
Telefone: (14) 3263-5581 / (14) 8206-9082.
Rua 13 de Maio, 1251 - Centro - Lençóis Paulista - SP
 
 

Comentários