Que seja eterno enquanto dure

    

      Vocês avançaram a etapa, se uniram em matrimônio; a cerimônia, a festa, o vestido, tudo foi perfeito. Agora, o próximo passo é enfrentar os desafios da vida a dois. Sabemos que não existe relação perfeita, mas descobrimos com a psicóloga Jade Silva alguns segredinhos para um casamento duradouro. Se acomode com o amor da sua vida, escute e anote o que a psicóloga tem a dizer e seja feliz para sempre! “Na realidade, não existe uma fórmula mágica, cada casal se entende dentro da dinâmica do próprio casamento, mas existem algumas características que são comuns em relacionamentos de sucesso”, diz Jade.
1 – Diálogo: Não escutar o outro é um dos problemas mais apontados pelos casais na terapia, por isso, é fundamental aprender a ouvir e resolver os problemas que possam surgir.
2 – Liberdade: O segundo item é ter a liberdade para ser quem é, de se manter a identidade, a individualidade, de não se anular perante o outro.
3 – Autoestima: Cuidar da autoestima é outro ponto, geralmente com a rotina do casamento vem o descuido pessoal, é necessário cuidar da saúde e da aparência, pode ser com coisas simples como mudar um corte de cabelo ou iniciar uma atividade física.
4 – Saia da Rotina: Não deixar que o relacionamento caia na rotina, sempre surpreender o outro com um elogio, uma surpresa; experimentar novas atividades, novos lugares, enfim, manter a "chama da paixão" sempre acesa.
5 – Companheirismo e Respeito: Além dessas, considero mais importante para a durabilidade do relacionamento o companheirismo e o respeito. Ter alguém que sempre estará ao lado mesmo em situações que não agrade muito. Ajudar na tomada de decisões, leva à cumplicidade, à sintonia do casal. É também necessário se doar à relação, e acima de tudo respeitar o companheiro, entender que ninguém é perfeito e que devemos ser tolerantes com a falha do outro, além de respeitar a decisão alheia. O casamento começa a ruir quando o respeito acaba e na maioria das vezes se torna algo irreversível. Enfim, é importante ser feliz com o outro mesmo em situações difíceis, e se tudo isso não for nutrido por um grande amor, nada valerá a pena.

     E assim encerramos o nosso Especial Maio que abordou vários assuntos sobre casamentos. Bom final de semana!

Comentários