Por Trás da Passarela


Olá pessoal! Fiz o curso de Produção de Moda no Senac de Bauru e como trabalho de conclusão de curso, a turma produziu um desfile no dia 04 de junho para a Loja Xox, também da cidade de Bauru. Os editoriais de moda do curso não me assustaram tanto, já que fazemos ensaios fotográficos no Blog, mas um desfile seria um grande desafio, pelo menos para mim. Para que o espetáculo seja um sucesso, é preciso meses de pesquisa: tema do desfile, definir a coleção (outono/inverno ou primavera/verão), escolher os looks, sequência da entrada, modelos, local do desfile, decoração do ambiente (e isso envolve desde as toalhas das mesas até o pisca-pisca da árvore e as folhas secas do chão), cabelo e maquiagem das modelos, várias provas de roupas, música do desfile, lista de convidados e muitas outras coisas. Por isso, uma equipe de profissionais altamente capacitados é indispensável para que tudo ocorra como o esperado.

No dia do desfile, o trabalho começa muito cedo: limpeza do lugar, montagem da passarela e decoração, passagem de som e iluminação, mas sempre surgem os imprevistos. Nessa hora, não adianta se desesperar, a dica é respirar fundo e pensar em uma solução. As modelos começam a chegar e os cabelereiros e maquiadores iniciam o trabalho de embelezamento. Faltando cerca de quarenta minutos para a abertura das portas da boate, os produtores têm 40 minutos de preparação, que incluem comer algo, colocar uma roupa melhor para aparecer no final do desfile e ainda fazer uma maquiagem rápida para esconder o ar de canseira.

Na hora do evento, a ansiedade e adrenalina tomam conta da equipe, mas pensamento positivo para que tudo ocorra como o esperado. Os convidados chegam, os dançarinos envolvem o público e, enquanto isso, nos bastidores a tensão cresce. Uma oração é sempre bem-vinda nesses momentos, todos de mãos dadas, fechamos os olhos e rezamos. A música começa e a primeira modelo desce a escadaria na batida do som, tudo perfeito. Cada produtor se encarrega da troca de uma modelo, quinze meninas ao todo, cada uma com 3 ou 4 trocas de roupa e apenas 1 minutos para que essa troca seja feita e a modelo entre novamente.

Eu nunca havia participado de nada igual, mas foi uma experiência incrível que vou levar para sempre comigo. Pretendo produzir mais desfiles no futuro e vivenciar essa loucura deliciosa novamente. O espetáculo só é perfeito quando há uma equipe muito bem preparada, sintonizada e, principalmente, que amam o que fazem. Isso foi muito sentido nos bastidores, o sentimento de ajuda ao próximo é sempre importante em qualquer profissão.

Com o coração apertado, agradeço por tudo e espero trabalhar novamente com Paloma Santinho, Luis Paulo Ribeiro, Tábata Santos, João DiCarvalho, Lais Cristine Silva, Fran Camilo, Carol Maia e Nathalia D´Avila Cardoso. Agradecimento especial à professora mais linda, inteligente, profissional e amiga, Carla Costa, ao meu amigo jornalista Elder Ibanhez, pela matéria e cobertura do evento, e a todos os profissionais que contribuíram para que o evento acontecesse e fosse um sucesso. 






Comentários